quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Influência & Liderança

Especialistas têm concluído que a necessidade número um do século vinte e um é a necessidade por qualidade, competência e espírito de liderança. Entretanto, a pergunta é: se liderança é a necessidade número um do mundo, o que é liderança? Hoje temos uma porção de pessoas com títulos e posições. Temos políticos, líderes religiosos, negociantes de sucesso ao redor de todo o mundo fazendo todo o tipo de coisas, e ainda temos o mundo em caos. Então a questão é: “O que é liderança de qualidade?” Como você sabe quando você vê realmente um líder em comparação com uma imitação?
Deixe-me dar a você uma definição. Liderança é a capacidade de influenciar outros a possuir sua liderança potencial pessoal através da inspiração por sua própria paixão por possuir sua própria visão e propósito. Em outras palavras, liderança é a capacidade de traduzir visão em realidade e no processo de influenciar pessoas a fazer o mesmo com suas próprias vidas. Sua paixão cria inspiração que influencia outras pessoas a querer seguir com você porque querem cumprir sua própria paixão. Você realmente desperta outras pessoas a quererem ser da mesma forma que você é. Não a ser o que você é, mas a ser como você é. Eles querem ter esta mesma paixão pela plenitude. Isto é chamado influência.
Liderança tem muito pouco a ver com governar pessoas. De fato, pessoas seguem líderes verdadeiros não porque governam com pulso de ferro ou por causa do controle excessivo. Pessoas respondem à paixão. Elas o seguem porque querem ser do jeito que você é. Elas também gostariam de ter esta mesma energia e paixão, visão, e propósito porque elas sabem em seu coração que devem ser assim também. Por esta razão, pessoas que descobrem seu propósito na vida, não estão procurando por pessoas para segui-las. Elas estão tão ocupadas perseguindo o seu propósito, que sua paixão inspira outras pessoas a cumprirem seu próprio propósito de vida.
Quando você estuda o líder mais importante, Jesus Cristo, Sua definição de liderança está em Seu convite. Ele encontrou alguns profissionais administrando seus negócios. Eles estavam ocupados fazendo seu trabalho, apesar de sua companhia não estar indo muito bem. Ele disse a eles, “Sigam-me, e eu farei de vocês não apenas pescadores de peixes, mas eu farei de vocês influenciadores de homens.” Que convite! Este convite ainda é o mesmo hoje.
Sua liderança é definida pela habilidade de influenciar outras pessoas através do cumprimento do seu próprio propósito. Verdadeira liderança, portanto, não é uma questão de liderar pessoas, mas liderar-se a si mesmo ao seguir o propósito e desejos que Deus colocou em seu coração. Ele o designou a liderar sobre uma atribuição específica. Verdadeiros líderes não procuram poder sobre pessoas, mas são guiados pela paixão de completar com êxito uma nobre causa.

Nenhum comentário: