Pular para o conteúdo principal

Oração Efetiva.



Não há nada mais comum entre os homens, nenhuma atividade humana mais universal, e nenhum ato mais misterioso e não compreendido, do que a oração. Desde a origem dos tempos e do advento da história registrada, a expressão religiosa da oração tem sido encontrada em toda cultura, civilização e era. Das tribos primitivas em todos os continentes às complexas civilizações à volta do mundo têm sido conhecidas ao praticar esta arte antiga chamada oração, a algum deus ou deidade. Mas ainda a pergunta deve ser respondida: por que os homens oram?
O que é oração?
Oração é o homem comunicando-se com Deus e dando a Ele o direito e permissão de interferir nos assuntos da Terra. Através desta comunhão com Deus, o homem está essencialmente dando a Deus acesso para interferir nos assuntos da Terra através do próprio homem que é autoridade delegada por Deus na Terra. Oração, portanto, não é uma opção para a humanidade, mas uma necessidade. Se nós não orarmos, o Céu não pode interferir nos assuntos da Terra. É imperativo que nós assumamos a responsabilidade pela Terra e determinemos o que acontece aqui pela nossa vida de oração.
Quando Deus criou o homem inicialmente deu a “eles” o direito e a autoridade de operar e conduzir o planeta. No princípio Deus disse:
“Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre os pequenos animais que se movem rente ao chão.” (Gênesis 1:26)
Entretanto a supremacia do homem na Terra estava sujeita à consulta Àquele que deu ao homem autoridade. Mas Adão e Eva pecaram e quebraram a comunhão com Deus – com o Governo do Céu ao qual representavam na Terra. Por este ato de rebelião o homem alienou-se a si mesmo do governo de Deus na Terra, e Satanás efetivamente tornou-se governador sobre o homem.
Apesar da rebelião do homem, Deus ainda manteve seu propósito original para o homem para governar a Terra (porque Deus não pode mudar). Deste modo, Ele tem atraído o homem para si mesmo a fim de restaurar o foco do homem para que possa executar Seu propósito na Terra. Mas Deus é santo e não pode ir contra a Sua própria palavra e interferir nos assuntos do homem na Terra, Ele não pode tomar de volta, então Ele espera pelo homem para que o procure, e faça conhecidos seus pedidos a fim de que Ele possa trabalhar a seu favor.
É isso o que é oração – homem dando a Deus acesso às coisas que precisam ser feitas na Terra. É por isso que o homem precisa orar – pra que a vontade de Deus seja feita na Terra assim como é no Céu. É por isso que quando paramos de orar, nós permitimos que o propósito de Deus para o mundo seja impedido. Se nós não orarmos, nosso mundo estará suscetível à influência de Satanás e do pecado.
Chaves para Oração Efetiva
Contudo que Deus ame demais a humanidade e esteja esperando para trabalhar a nosso favor, porque Ele é santo, Ele não pode responder a todos e a qualquer pedido que façamos. Ele deu algumas especificações de como deveríamos orar a fim de que nossas orações sejam respondidas.
Antes de tudo, nós devemos ter um relacionamento íntimo com Deus a fim de que Ele possa ouvir nossas orações. As orações de Jesus eram efetivas porque Ele tinha um relacionamento com Deus. Ele sabia os propósitos de Deus, e orava de acordo com a vontade de Deus. Ele orava de acordo com o que Deus já tinha falado e prometido fazer. Nós temos que imitar a Cristo. Nós também temos que conhecer a palavra de Deus e orar o que Deus prometeu.
Segundo, oração fervorosa, efetiva não significa tentar convencer a Deus a fazer a nossa vontade. Significa que nós submetemos as nossas vontades a Ele e que a Sua vontade seja feita através da nossa vontade. Desta forma, a chave para a oração efetiva para nós como indivíduos é compreender a vontade de Deus para a nossa existência – como seres humanos em geral, e como indivíduos. Uma vez que entendemos nosso propósito, isto se torna a ‘matéria prima’ e a questão fundamental para nossa vida de oração.
Fé e Oração
Fé é um outro elemento chave para oração. Fé é a confiança ativa: confiança combinada com expectativa e ação. Deus fala com fé e Sua palavra se torna vida. Nós somos criados à imagem de Deus e precisamos agir da mesma forma que Ele age – através de palavras de fé.
Há dois tipos de fé – fé negativa e fé positiva e ambas vêm do mesmo significado. Vêm do que nós ouvimos e acreditamos. O tipo de fé necessária no coração dos crentes é a fé que vem pelo ouvir da palavra de Deus. (Romanos 10:8 e 17)
Orações que são Respondidas
O único meio de estar seguros que nossas orações são respondidas é estar plenamente conectados a Deus. Quando gastamos tempo diante de Deus em oração, Deus nos dá Seus pensamentos, então nós sabemos o que Ele está pensando e quer que seja feito. Quando nós oramos assim, nossas orações devem ser respondidas. É por isso que um dos princípios importantes na oração é gastar tempo em quietude diante de Deus, antes que comecemos a fazer quaisquer pedidos. Em João 5:19 Jesus disse:
“Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz.”
Este é o padrão de oração que eu suplico que vocês sigam. Leia a palavra de Deus, gaste tempo com Ele para conhecer Seu coração – o que Ele quer cumprir em você, através de você e ao seu redor, e então ore, que Ele realizará. Você pode estar seguro que suas orações serão respondidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E ai o pastor vai prestar conta da alma de suas ovelhas ou não??

Hebreus 13: 17 “Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aquelesque hão de dar contadelas;para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vosseriaútil.”Bom muitos pastores tem usado deste versículo para argumentar que darão conta de nossas almas, mas a mesma palavra de DEUS diz na carta aos ROMANOS 14:12“De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.”Mas então há controvérsias na palavra de DEUS, pois se cada vai prestar conta de si mesmo, como poderia o PASTORES prestar conta de nós ?Bom eu entendo que no português claro quando se usa o “COMO” e no caso “COMO AQUELES”, indica uma suposição, a palavra de DEUS supõe que os pastores velam pela nossa alma, isto é eles cuidam das nossas almas COMO SE FOSSE eles que vão dar conta dela, mas é uma suposição, caso contrario a palavra traz controvérsias, essa passagem fica mais clara ainda quando lida não tradução da linguagem de hoje veja:“Obedeçam aos seus líderes e sigam as…

“Por que estás abatida, ó minha alma?”

A quem buscaremos? A quemlouvaremos? A quem adoraremos?


Para os momentos de dor não há idade e nem cor. Não há classe social nem condições financeiras. Não depende da igreja que você congrega, isto é, se você congrega... Todos, em algum momento da vida, já passaram pelo sofrimento, pois todos os dias somos lançados ao mundo como ovelhas para o matadouro, sujeitos a todas as paixões, pressões e sentimentos próprios do ser humano. Conhecemos palavras tias como amor, perseguição, deserto, mas, o que dizer quando estamos abatidos? No dicionário, o significado da palavra “abatido” é surpreendente: “caído, derrubado, diminuído, prostrado, enfraquecido, debilitado, cansado, deprimido, desanimado...” São tantas definições, palavras tão negativas, mas que são familiares para quem as vive. É por isso que os salmos 42 e 43 são tão lindos; escritos, especificamente, para aqueles que se encontram abatidos.
Às vezes, eu imagino Deus olhando do seu alto e sublime Trono aqueles que se encontram assim; …

O que te faz perder o sono ?

Olá amados já faz um tempão q eu não escrevo, mas sabe aquelas noites em que você sem saber o porque não consegue dormir? Então essa noite (19/06/2011) foi uma dessas noites pra mim, e lá estava eu sem sono em plena madrugada e aí decidi fazer algo que já havia tempo que eu não fazia que era escrever, mas escrever o que, sobre quem, do que eu poderia falar em uma noite sem sono, bom eu poderia falar de um monte de coisas, mas eu gostaria de falar de algo especial que é O que te faz perder o sono?
Sabe tenho vivido dias maravilhosos ao lado da minha linda Ana Paula, uma benção que Deus me deu para eu amar, eu só tenho a agradecer a Deus por isso, mas eu fico pensando, as vezes Deus nos da bênçãos maravilhosas e o que nos temos dado para Deus ? Quanto do nosso tempo a gente dedica a Deus? Quantas vezes deixamos de fazer algo para ficar a sós com Deus? 
Aaa essa noite vai ser longa ! Quantas respostas tenho que dar ao meu Deus !
Mas o que realmente tem feito você perder o sono, sei la talve…